Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Silvia Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Bernardo, Cristiane Hengler | - |
Autor(es): dc.creator | Lourenzani, Ana Elisa | - |
Autor(es): dc.creator | Satolo, Eduardo Guilherme | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:58:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:58:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247018 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247018 | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to understand how contemporary Technical Assistance and Rural Extension (ATER by its acronym in Portuguese) in Brazil has been shaped, seeking to find the determinants for its configuration. To achieve this objective, the legislation that regulates ATER - PNATER, PRONATER and ANATER public policies - was verified. Relevant events for extension service were also investigated, such as the creation of INCRA, CATI, ACAR, EMBRATER, EMBRAPA, CNDR, CNDRS and CONDRAF. The discussions, based on documents and literature review, have revealed that contemporary ATER is based on sustainable rural development, although the practice is not yet a reality. | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 45-56 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Historia Actual Online | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | ATER | - |
Palavras-chave: dc.subject | PNATER | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural Extension | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technical Assistance | - |
Título: dc.title | THE HISTORY OF RURAL EXTENSION IN BRAZIL: FROM REPRODUCTION TO REFLECTION | - |
Título: dc.title | LA HISTORIA DE LA EXTENSIÓN RURAL EN BRASIL : DE LA REPRODUCCIÓN A LA REFLEXIÓN | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: