Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Montes Claros | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Bárbara Sepúlveda | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Luci Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:24:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:24:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.25112/rpr.v1i0.1732 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246976 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246976 | - |
Descrição: dc.description | The work in question seeks to recover, from a bibliographical research, the main historical determinants of racism in Brazil, showing the impact between us, the theories that developed in Europe between the XVIII and XIX centuries. Such theories promoted a hierarchy of human groups, from the physical and biological characters, attesting to the superiority of the Caucasian, Caucasian or Aryan race, and to the inferiorities of the others. This research aims to demonstrate how, in the Brazilian context, this diagnosis implied a non-inclusion of blacks in the citizen category, even in post-abolition, when the ideals of freedom and equality brought about by liberalism end up being filtered by the local elites, the entire population. Ideologies such as money laundering and racial democracy are carried out by the state, widening its marginalization. It also presents the process of mobilization and maturation of the Black Brazilian Movement, from which a change can be seen, above all by the conquest of affirmative actions in the 2000s. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Montes Claros | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Formato: dc.format | 32-49 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Praksis | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian black movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racial issues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Título: dc.title | EXIST, RESIST, DEMAND! ASPECTS OF THE HISTORICAL-IDEOLOGICAL CONSTRUCTION OF BRAZILIAN RACISM AND THE PLACE OF THE BLACK MOVEMENT IN THE FIGHT FOR THEIR DESCONSTRUCTION | - |
Título: dc.title | EXISTIR, RESISTIR, EXIGIR! ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-IDEOLÓGICA DO RACISMO BRASILEIRO E O LUGAR DO MOVIMENTO NEGRO NA LUTA A FAVOR DA SUA DESCONSTRUÇÃO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: