
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidad Rey Juan Carlos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidad Politécnica de Madrid (UPM) | - |
| Autor(es): dc.creator | Benito, Pedro J. | - |
| Autor(es): dc.creator | Alfaro-Magallanes, Víctor M. | - |
| Autor(es): dc.creator | Rael, Beatriz | - |
| Autor(es): dc.creator | Castro, Eliane A. | - |
| Autor(es): dc.creator | Romero-Parra, Nuria | - |
| Autor(es): dc.creator | Rojo-Tirado, Miguel A. | - |
| Autor(es): dc.creator | Peinado, Ana B. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:44:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:44:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/ijerph20043266 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246923 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246923 | - |
| Descrição: dc.description | Although the study of the menstrual cycle influence on endurance exercise has recently increased, there is a lack of literature studying its influence on females’ cardiorespiratory recovery. Thus, the aim of the present work was to assess menstrual cycle influence on post-exercise recovery following a high intensity interval exercise in trained females. Thirteen eumenorrheic endurance-trained females performed an interval running protocol in three menstrual cycle phases: early follicular phase (EFP), late follicular phase (LFP), and mid-luteal phase (MLP). The protocol consisted of 8 × 3-min bouts at 85% of their maximal aerobic speed (vVO2peak) with a 90-s rest between bouts and a final 5-min active recovery at 30% vVO2peak. All variables were averaged every 15 s, obtaining 19 moments during recovery (time factor). To analyze the effects of the menstrual cycle on the final active cardiorespiratory recovery, an ANOVA for repeated measures was performed. ANOVA showed an effect on menstrual cycle phase on ventilation (EFP: 1.27 ± 0.35; LFP: 1.19 ± 0.36; MLP: 1.27 ± 0.37), breathing frequency (EFP: 35.14 ± 7.14; LFP: 36.32 ± 7.11; MLP: 37.62 ± 7.23), and carbon dioxide production (EFP: 1120.46 ± 137.62; LFP: 1079.50 ± 129.57; MLP: 1148.78 ± 107.91). Regarding the interaction results (phase x time), ventilation is higher at many of the recovery times during the MLP, with less frequent differences between EFP and LFP (F = 1.586; p = 0.019), while breathing reserve is lower at many of the recovery times during MLP, with less time differences between EFP and LFP (F = 1.643; p = 0.013). It seems that the menstrual cycle affects post-exercise recovery specially during the MLP, rising ventilation and lowering breathing reserve, giving rise to an impaired ventilatory efficiency. | - |
| Descrição: dc.description | Shanghai Science International Cooperation Project | - |
| Descrição: dc.description | Department of Physical Education São Paulo State University (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Fisioterapia Terapia Ocupacional Rehabilitación y Medicina Física Facultad de CC. de la Salud Universidad Rey Juan Carlos | - |
| Descrição: dc.description | LFE Research Group Department of Health and Human Performance Faculty of Physical Activity and Sport Sciences (INEF) Universidad Politécnica de Madrid (UPM) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Physical Education São Paulo State University (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Shanghai Science International Cooperation Project: 88887.310796/2018-00 | - |
| Descrição: dc.description | Shanghai Science International Cooperation Project: 88887.572557/2020-00 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | International Journal of Environmental Research and Public Health | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | athletes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | eumenorrheic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | high intensity interval exercise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | menstrual cycle | - |
| Palavras-chave: dc.subject | recovery | - |
| Título: dc.title | Effect of Menstrual Cycle Phase on the Recovery Process of High-Intensity Interval Exercise—A Cross-Sectional Observational Study | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: