Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto Pedagógico de Minas Gerais | - |
Autor(es): dc.creator | de Cássia Rondina, Regina | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Rafaela Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Sonia Maria Petitto | - |
Autor(es): dc.creator | Zocarato, Clayton Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:09:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:09:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55478 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246909 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246909 | - |
Descrição: dc.description | This research addresses the challenges faced by teachers and students as a consequence of the COVID-19 pandemic, highlighting the psychological impact associated with the sudden need to adopt digital teaching tools in everyday school life. Studies of this nature are necessary to support preventive and/or therapeutic actions aimed at coping with emerging changes. Therefore, we intended to understand the current scenario of distance education and how it interferes in the mental health of teachers and students, in such a way as to enable them to deal with this new context, which tends to remain active beyond this pandemic. We performed a survey of publications in the Web of Science and Google Scholar databases. Thus, we found and analyzed eight field studies on the topic. The main difficulties reported by research participants refer to problems related to the adaptability of computer programs, the adaptation of teaching strategies to the digital model and the need to teach, simultaneously, distance and face-to-face synchronous classes. We found reports of exhaustion, anxiety, stress and fear due to the possibility of job loss and/or exposure to the virus, besides overload of work. As a gap in the literature, we noted an absence of studies on the topic involving teachers and students of elementary and high school in Brazil and abroad. Keywords: remote education; educational technology; schooling; teaching-learning. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Av. Higino Muzzi Filho, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Instituto Pedagógico de Minas Gerais, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Av. Higino Muzzi Filho, São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Acta Scientiarum - Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | remote education | - |
Palavras-chave: dc.subject | schooling | - |
Palavras-chave: dc.subject | teaching-learning | - |
Título: dc.title | Coping mechanisms in Education in the face of the COVID-19: Adoption of technologies, psychological impacts, and new teaching-learning paradigms | - |
Título: dc.title | Mecanismos de afrontamiento (coping) en Educación ante el COVID-19: Adopción de tecnologías, impactos psicológicos y nuevos paradigmas de enseñanza-aprendizaje | - |
Título: dc.title | Mecanismos de enfrentamento (coping) na Educação ante a pandemia de COVID-19: Adoção de tecnologias, impactos psicológicos e novos paradigmas ensino-aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: