Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (UFPR) | - |
Autor(es): dc.contributor | Université du Québec en Abitibi-Témiscamingue (UQAT) | - |
Autor(es): dc.contributor | Swedish University of Agricultural Sciences | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) | - |
Autor(es): dc.creator | Gabira, Mônica Moreno | - |
Autor(es): dc.creator | Girona, Miguel Montoro | - |
Autor(es): dc.creator | DesRochers, Annie | - |
Autor(es): dc.creator | Kratz, Dagma | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Richardson Barbosa Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte, Manoela Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | de Aguiar, Natalia Saudade | - |
Autor(es): dc.creator | Wendling, Ivar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:15:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:15:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.foreco.2023.120882 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246869 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246869 | - |
Descrição: dc.description | Knowledge of the morphological and physiological responses of trees to planting density is important for adjusting plantation establishment practices to attain the desired size and characteristics of wood products. In this review, we provide an overview of how planting density is managed as a silvicultural practice and summarize recent advances, trends, and gaps to guide future research in this field. We applied a PRISMA methodology to select papers published between 1981 and 2020 that tested how monospecies planting density affects the morphological and physiological characteristics of planted trees; we observed an increasing trend in the number of relevant publications over this period. These studies focused mainly on species used for timber production (Eucalyptus and Pinus), and research was concentrated in the United States, China, and Brazil. In general, the 255 selected studies identified that planting density has a major impact on stem diameter and volume, resulting in greater stand productivity of high-density stands, especially for trees having a smaller individual volume. Studies evaluating the physiological response of trees to planting density also showed that species ecology, solar radiation, water requirements, and site-specific characteristics have a greater influence on plant growth than planting density. Considering the physiological aspects in high-density plantations, water relations based on transpiration and water use efficiency are the main aspect guiding plants growth rate. Despite major advances in intensive silviculture around the world, there remains a knowledge gap for tree species grown for their leaves, fruits, or seeds and a lack of data related to the physiological response of trees to planting density. The results of this literature survey can improve forest management decisions in regard to forest stand use and develop novel study avenues for silviculture. | - |
Descrição: dc.description | Department of Forest Sciences Federal University of Paraná (UFPR), av. Prefeito Lothário Meissner, 623, Jardim Botânico, PR | - |
Descrição: dc.description | Groupe de Recherche en Écologie de la MRC Abitibi Institut de recherche sur les forêts (IRF) Université du Québec en Abitibi-Témiscamingue (UQAT), 341, rue Principale Nord | - |
Descrição: dc.description | Department of Wildlife Fish and Environmental Studies Swedish University of Agricultural Sciences | - |
Descrição: dc.description | Department of Forest Science Soils and Environment School of Agriculture São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Embrapa Florestas Estrada da Ribeira, 101, Parque Monte Castelo, PR | - |
Descrição: dc.description | Department of Forest Science Soils and Environment School of Agriculture São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Forest Ecology and Management | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forest stands | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forestry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Growth and yield | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silviculture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stand density | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tree spacing | - |
Título: dc.title | The impact of planting density on forest monospecific plantations: An overview | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: