Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aalborg University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal Institute of Rio Grande do Sul | - |
Autor(es): dc.creator | Skovsmose, Ole | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Amanda Queiroz | - |
Autor(es): dc.creator | Carrijo, Manuella | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:28:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:28:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11858-023-01470-x | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246867 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246867 | - |
Descrição: dc.description | Citizenship is a contested concept that can be interpreted from different – and also conflicting – perspectives. Inspired by inclusive mathematics education, we try to illustrate what it could mean to work toward inclusive citizenship. We illustrate the idea of inclusive mathematics education, showing how deaf and hearing students can learn together. We interpret inclusive mathematics education as ‘meetings amongst differences’. This interpretation inspires us to see meetings amongst differences in a broader perspective. Such meetings can be considered fundamental to the process of establishing inclusive citizenship. We elaborate on this idea by exemplifying how meetings across national, economic, cultural and existential differences can be established in mathematics education. We conclude that, to work toward inclusive citizenship, it is important to establish dialogues across distances; to make students interested in and able to see situations and problems from perspectives different from their own; to construct tolerance as an expression of shared concerns; and finally, to challenge any form of We–Other dichotomy. | - |
Descrição: dc.description | Aalborg University | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Federal Institute of Rio Grande do Sul | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | ZDM - Mathematics Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alterity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deconstruction of the We–Other dichotomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meetings amongst differences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tolerance | - |
Título: dc.title | Inclusive citizenship through mathematics education: a conceptual investigation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: