
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Postgraduate Program in Education | - |
| Autor(es): dc.contributor | Faculty of Education (FACED) | - |
| Autor(es): dc.creator | Salles, Jessica Toledo | - |
| Autor(es): dc.creator | Cabral, Cristiane Pelisolli | - |
| Autor(es): dc.creator | Aragon, Rosane | - |
| Autor(es): dc.creator | Da Silva Simoes, Alexandre | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:58:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:58:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/LARS/SBR/WRE56824.2022.9996032 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246696 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246696 | - |
| Descrição: dc.description | A large number of robotic kits is commercially available for children education nowadays. Regarding the programming possibilities of these kits, they are usually divided into three categories: i) textual languages based kits, ii) digital blocks based kits and iii) tangible blocks based kits. In tangible blocks kits, the programming instructions are represented by physical-touchable-elements like blocks, cards or buttons. Since these are concrete objects, they are usually more playful and accessible for young children mainly in the concrete operational stage. Another relevant aspect in robotic kits is the possibility for children to follow the code execution at runtime. This process may be crucial for comprehending the programming process and for developing debugging abilities. In tangible programming based kits, this visual tracking is far more complex than in textual or digital blocks based kits since it typically requires the transmission of information between a lot of distinct physical pieces. The present work proposes and discusses the implementation of a digital electronic circuit with bluetooth communication designed for educational robotics kit and capable to provide a visual feedback. Results demonstrate that the proposed circuit is functional and feasible for embedding in robotic kits at a low cost. | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) Institute of Science and Technology Postgraduate Program in Electrical Engineering | - |
| Descrição: dc.description | Federal University of Rio Grande Do sul (UFRGS) Postgraduate Program in Education | - |
| Descrição: dc.description | Federal University of Rio Grande Do sul (UFRGS) Faculty of Education (FACED) | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) Institute of Science and Technology Control and Automation Engineering Department (DECA) | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) Institute of Science and Technology Postgraduate Program in Electrical Engineering | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) Institute of Science and Technology Control and Automation Engineering Department (DECA) | - |
| Formato: dc.format | 436-441 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | 2022 19th Latin American Robotics Symposium, 2022 14th Brazilian Symposium on Robotics and 2022 13th Workshop on Robotics in Education, LARS-SBR-WRE 2022 | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | digital circuits | - |
| Palavras-chave: dc.subject | educational robotics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | programming | - |
| Palavras-chave: dc.subject | tangible blocks | - |
| Palavras-chave: dc.subject | visual feedback | - |
| Título: dc.title | Educational robotics with tangible programming: A digital circuit for blocks communication with code and visual feedback transfer capabilities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: