Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Jéssica Magalhães | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Cláudia Aparecida Valderramas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:48:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:48:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.53151 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246690 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246690 | - |
Descrição: dc.description | This article exposes the theme of the conduct of psychology professionals in the field of health, in view of school demands. It results from a Master's research, mainly aimed to, based on Historical-Cultural Psychology, identify how contemporary Psychology practices in health may explain the professionals’ understanding about the referrals and the role of the school in building subjectivity. To this end, medical records of children and adolescents of four to seventeen years old were analyzed. Participants had been referred due to school complaint to two public healthcare services in a small municipality in São Paulo, in the biennium 2014-2015, and participated in interviews with the responsible psychologists in the services. The results indicated that the psychologist's activity when receiving the school demand has changed a little in relation to the conducts being adopted in the country since the 1990s. The practices adopted mainly consist in individual or group clinical care, disregarding the school environment. The profile of the children referred is also maintained and, in the context of psychological science applied to health, there is a distancing regarding the knowledge of the implications of school education on human learning and development, as well as the importance of accessing human cultural assets. This could be decisive for the circumstances and the quality of the humanization process. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras (FCL UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras (FCL UNESP), SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Psicologia em Estudo | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historic-cultural psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychologist’s work. | - |
Palavras-chave: dc.subject | School difficulties | - |
Título: dc.title | HEALTH AND SCHOOL COMPLAINT: RECORDS OF CONSERV(ACTION) IN THE CONDUCT OF PSYCHOLOGISTS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: