Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University Center of São Paulo State (UNICEP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Lisbon | - |
Autor(es): dc.creator | Massini, Danilo A. | - |
Autor(es): dc.creator | Scaggion, Danilo | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Thiago P. | - |
Autor(es): dc.creator | Macedo, Anderson G. | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Tiago F. | - |
Autor(es): dc.creator | Pessôa Filho, Dalton M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:28:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:28:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.23736/S0022-4707.22.13621-2 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246666 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246666 | - |
Descrição: dc.description | INTRODUCTION: Currently, there is an increase in people practicing freediving (FD) both in competition and leisure. As a sports practice, its modalities are grouped into static, dynamic, and constant weight apnea. The aim of this systematic review and meta-analysis (PROSPEROCRD42021230322) was to identify the training methods used to improve the static apnea time (AT) performance. EVIDENCE ACQUISITION: Ten training protocols were analyzed from eight studies published until March 09, 2022. The effect size (Hedge’s g) and its confidence interval (CI95%) were calculated from the AT measured pre- and post-training. EVIDENCE SYNTHESIS: Three different apnea training methods were verified, the breath-hold (BH) that uses BH exercises, physical training with strength and cardiorespiratory exercises, and cross training that combines BH exercises with physical training. These training methods were applied to 138 participants of both sexes with or without experience in apnea episode or diving practice. In general, the AT improvement showed a large effect after the interventions (g=1.30, CI95%=0.85-1.76, P<0.01). CONCLUSIONS: All three methods were effective in improving static AT, however from the existing protocols is not possible to recommend an ideal to improve AT and therefore FD performance. | - |
Descrição: dc.description | Post-Graduate Program in Human Development and Technology São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | University Center of São Paulo State (UNICEP) | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | CIPER Faculty of Human Kinetics University of Lisbon | - |
Descrição: dc.description | Post-Graduate Program in Human Development and Technology São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 77-85 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Sports Medicine and Physical Fitness | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Athletic performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Breath holding | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meta-analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Systematic review | - |
Título: dc.title | Training methods for maximal static apnea performance: a systematic review and meta-analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: