
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Tennessee | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Meira, Cassio M. | - |
| Autor(es): dc.creator | Cortes, Cintia O. | - |
| Autor(es): dc.creator | Corbetta, Daniela M. | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Dalton L. | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Sergio T. | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Bruno V. F. | - |
| Autor(es): dc.creator | Massa, Marcelo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21134/eurjhm.2022.49.6 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246640 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246640 | - |
| Descrição: dc.description | The present study explored visual strategies employed by female soccer players of high, medium, and low levels of expertise. We used eye-tracking technology to examine how skill-based differences related to gaze behavior in 30 participants (10 in each group) who were required to respond physically to film images projected on a screen using soccer skills (penalty kick, dribbling, pass reception, and defensive cover). Data were collected from search rate (visual fixations duration and number, and number of fixated areas), percentage of viewing time, and variability of pupil diameter. Analyses revealed that female elite players engaged in more visual fixations, directed gaze toward more relevant areas of the scene, and showed less variability of pupil diameter, compared to their non-elite counterparts. Our findings seem to corroborate prior research which compared participants with different levels of expertise while performing soccer skills. | - |
| Descrição: dc.description | University of Sao Paulo School of Arts Sciences and Humanities | - |
| Descrição: dc.description | University of Tennessee Department of Psychology | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State University Department of Physical Education | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State University Department of Physical Education | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | European Journal of Human Movement | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | football | - |
| Palavras-chave: dc.subject | motor control | - |
| Palavras-chave: dc.subject | motor skill | - |
| Palavras-chave: dc.subject | visual perception | - |
| Palavras-chave: dc.subject | visual search | - |
| Palavras-chave: dc.subject | women | - |
| Título: dc.title | Gaze behaviour differentiates elite from non-elite female soccer players: a 2D video projections exploratory study | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: