Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Luxembourg | - |
Autor(es): dc.contributor | University College Dublin | - |
Autor(es): dc.creator | Fava-Felix, Paloma E. | - |
Autor(es): dc.creator | Bonome-Vanzelli, Silvia R. C. | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Fabiana S. | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Flávia H. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:19:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:19:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2022.985438 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246560 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246560 | - |
Descrição: dc.description | Background: Stroke is a highly incapacitating disease that can lead to disabilities due to cognitive impairment, physical, emotional, and social sequelae, and a decrease in the quality of life of those affected. Moreover, it has been suggested that cognitive reserve (patients’ higher levels of education or having a skilled occupation), for instance, can promote faster cognitive recovery after a stroke. For this reason, this review aims to identify the cognitive, functional, and behavioral effects of computerized rehabilitation in patients aged 50 years or older who had a stroke, considering cognitive reserve proxies. Methods: We followed the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis—PRISMA, and performed the search for peer-reviewed randomized controlled trials without a date restriction on CINAHL, LILACS, PubMed, Scopus, and Web of Science databases were chosen. Results: We screened 780 papers and found 19 intervention studies, but only 4 met the inclusion criteria and shared data. These studies included computerized tools for motor and cognitive rehabilitation in the experimental groups. In all studies, computerized training was combined with other interventions, such as standard therapy, occupational therapy, and aerobic exercises. There were 104 participants affected by ischemic or hemorrhagic stroke, predominantly male (57.69%), and all with cognitive impairment. Conclusion: Despite a limited number of studies, varied methods and insufficient information available, schooling as a CR proxy combined with high-intensity computerized cognitive training was key to mediating cognitive improvement. The systematic review also identified that the associated ischemic stroke and shorter time of onset for rehabilitation contribute to the cognitive evolution of patients. Findings do not support a greater benefit of computerized cognitive training compared to conventional cognitive therapies. Systematic review registration: [https://www.crd.york.ac.uk/prospero/display_record.php?RecordID=296193], identifier [CRD42022296193]. | - |
Descrição: dc.description | Department of Psychology São Paulo State University UNESP | - |
Descrição: dc.description | Department of Social Sciences University of Luxembourg | - |
Descrição: dc.description | School of Psychology University College Dublin | - |
Descrição: dc.description | Department of Psychology São Paulo State University UNESP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Frontiers in Psychology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | aging | - |
Palavras-chave: dc.subject | cerebrovascular disease | - |
Palavras-chave: dc.subject | cognitive rehabilitation | - |
Palavras-chave: dc.subject | cognitive reserve | - |
Palavras-chave: dc.subject | neuropsychological rehabilitation | - |
Palavras-chave: dc.subject | stroke | - |
Título: dc.title | Systematic review on post-stroke computerized cognitive training: Unveiling the impact of confounding factors | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: