
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
| Autor(es): dc.contributor | The University of Bath | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, R. C. | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, P. N. | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, L. M. | - |
| Autor(es): dc.creator | Codinhoto, R. | - |
| Autor(es): dc.creator | Fabricio, M. M. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:11:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:11:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1088/1755-1315/1101/3/032009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246481 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246481 | - |
| Descrição: dc.description | The lack of Building Information Modelling (BIM) knowledge appropriation by Architectural, Engineering, Construction and Operation (AECO) professionals is often considered one of the main obstacles to successful BIM implementation. Although barriers to implementation have been substantially investigated, a literature review on knowledge appropriation revealed that this area is poorly investigated and biased towards small and medium construction companies. The review also shows that no published research has addressed micro-enterprise design firms, despite these representing approximately 90% of the firms in the AECO sector. In this context, this research investigates whether collaborative learning can be a teaching and learning strategy for appropriating BIM knowledge in architectural design micro-enterprises. The Zone of Proximal Development concept and the Collaborative Learning method were the theoretical lenses to study BIM knowledge appropriation. The research method involved documental analysis of four years of data from a micro-enterprise. The data was classified into vertical collaboration, diagonal collaboration; horizontal collaboration; and individual action. Results show a progressive development of the professionals' (BIM knowledge) autonomy, as they gradually moved from individual action and vertical collaboration relationships to diagonal and horizontal collaboration actions. The evidence indicates that teaching and learning strategies can contribute to the appropriation of BIM knowledge in the context of micro and small companies. | - |
| Descrição: dc.description | Architecture and Urbanism Institute University of São Paulo, SP | - |
| Descrição: dc.description | Education for Science Graduate Program School of Sciences University of São Paulo State Julio de Mesquita Filho, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Architecture and Urbanism Department State University of Londrina | - |
| Descrição: dc.description | Department of Architecture and Civil Engineering The University of Bath | - |
| Descrição: dc.description | Education for Science Graduate Program School of Sciences University of São Paulo State Julio de Mesquita Filho, São Paulo | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | IOP Conference Series: Earth and Environmental Science | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | Learning on the job through collaborative learning: Analysing the appropriation of BIM knowledge in micro-enterprise architectural design companies | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: