Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Desporto da Universidade do Porto | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Janaína da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Neto, Samuel de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Paula Maria Fazendeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:03:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:03:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.127534 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246468 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246468 | - |
Descrição: dc.description | This study analyzed the construction of teaching professional knowledge of Physical Education residents in the context of the Pedagogical Residency program within a community. One supervisor, three collaborating teachers and 24 residents (undergraduate students) participated. They met weekly for 18 months in a dynamic of constructive-collaborative work. Data sources were reports, teaching cases, and reflective portfolios produced by six purposefully selected residents. Data were triangulated and subjected to thematic analysis. Residents developed different knowledge, but the skills related to professional action stood out the most. The formative devices contributed to developing the residents’ reflective, critical, and communicative rationality. The community proved to be a space for sharing, for the development of close and horizontal interactions between different types of knowledge and professionals, allowing the transition from knowledge-to-practice and knowledge-in-practice to knowledge-of-practice, as well as the transition from a peripheral and individual position of knowledge for a knowledge built collectively. | - |
Descrição: dc.description | Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Desporto da Universidade do Porto | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Movimento | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaborative learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge bases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning Community | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher Education | - |
Título: dc.title | DEVELOPMENT OF PROFESSIONAL TEACHER KNOWLEDGE WITHIN COLLABORATIVE PRACTICES: A STUDY IN THE CONTEXT OF TEACHER INITIAL EDUCATION | - |
Título: dc.title | DESARROLLO DEL CONOCIMIENTO PROFESIONAL DOCENTE EN EL SENO DE LAS PRÁCTICAS COLABORATIVAS: UN ESTUDIO EN EL CONTEXTO DEL PROGRAMA DE FORMACIÓN DE PROFESORADO | - |
Título: dc.title | DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO SEIO DE PRÁTICAS COLABORATIVAS: UM ESTUDO NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: