Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Jetur | - |
Autor(es): dc.creator | de Almeida Júnior, Oswaldo Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:38:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:38:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87521 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246418 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246418 | - |
Descrição: dc.description | Objective: Analyzes the theoretical aspects of Information Mediation considering the emancipatory collective dimension based on communicative action and intersubjective recognition, as it is understood that they enable relational practices that go beyond the transfer of knowledge in informational activities and present, from the formation discursive validity claims, a sense of resignification. Methods: Qualitative in nature, the investigation combines theoretical and bibliographic research, from an interpretive perspective to (self-reflection and critical reference) based on Habermas' communicative action and Honneth's theory of recognition. Furthermore, there is a need to establish theoretical concepts in the teaching-learning process on the phenomenon of mediação da informação. Results: It is believed that Information Mediation in activities involving informational practice still has its bias in instrumental rationality and, in turn, the emancipatory and intersubjective process of recognition is necessary to destructure systemic dependence. Conclusions: The theoretical characteristics of information mediation and what concerns the dialogue about the intersubjective dimension of recognition, that is, the receptivity that surrounds it as an emancipatory collective phenomenon, was understood interpretatively. Therefore, this study aims to contribute to the reflections on social and cultural studies in CI, in the context of information mediation, bringing to light interpretative approaches of gaps, theoretical and practical values still little studied, giving a new meaning to informational practices . | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Encontros Bibli | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communicative action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Librarian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recognition | - |
Título: dc.title | Mediation, recognition and intersubjectivity of information: approaches | - |
Título: dc.title | MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E RECONHECIMENTO INTERSUBJETIVO: APROXIMAÇÕES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: