
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mancera-Ortiz, Gabriel | - |
| Autor(es): dc.creator | Camelo-Bustos, Francisco Javier | - |
| Autor(es): dc.creator | de Loiola Araújo, Jussara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:27:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:27:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.17227/rce.num86-12393 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246402 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246402 | - |
| Descrição: dc.description | In this reflexive paper, we aim to describe the mutual influence —and its consequences—between research based on a critical paradigm and mathematical modelling environments oriented by a socio-critical perspective, all carried out in a context of social and cultural diversity. To this end, we reflect on two doctoral theses whose data were produced in the same school context —a public school in the city of Bogotá, Colombia— at two different moments. The participants of the two investigations are students who live in a condition of social vulnerability, understood not only as economic and structural restrictions, but also from the (in)capacity to react to this condition. The dialectical relationship between the investigations and a series of pedagogical practices of modelling acted as an engine of transformations in mathematics classes, which started to consider the social, cultural and political reality of the students. The students’ condition of social vulnerability began to have visibility in mathematics classes as a source of themes for mathematical modelling environments, which occurred both during the investigations carried out there and in the absence of the researchers. From reflections and questionings made during the modelling environments, students were able to rethink their own actuation in society and their condition of social vulnerability, challenging it. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de Minas Gerais Universidad Distrital Francisco José de Caldas | - |
| Descrição: dc.description | Educação Matemática Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Matemática Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Minas Gerais (ufmg) | - |
| Descrição: dc.description | Educação Matemática Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
| Formato: dc.format | 383-408 | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Relação: dc.relation | Revista Colombiana de Educacion | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | critical research | - |
| Palavras-chave: dc.subject | mathematical modelling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | social vulnerability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | socio-political perspective | - |
| Título: dc.title | Critical Paradigm of Research and Mathematical Modelling: Transformations that Challenge Conditions of Social Vulnerability | - |
| Título: dc.title | Paradigma crítico de investigación y modelación matemática: transformaciones que desafían condiciones de vulnerabilidad social | - |
| Título: dc.title | Paradigma crítico de pesquisa e modelagem matemática: transformações que desafiam condições de vulnerabilidade social | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: