
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Codato, Marcos Vinícius Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Paulo César | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:03:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:03:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p133 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246390 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246390 | - |
| Descrição: dc.description | This article aims to investigate the process of self-reflection and the development of the autonomy of one biological science graduate teacher, who worked in different classes of Elementary School in the State of Paraná, based on the proposal of the Reflexive Teacher of Schön (1987) to study Dewey's work (1979a; 1979b; 1976) and contemporary works such as Carvalho e Passos (2014), Sadalla e Larocca (2004), Rosa-Silva (2008) and Pissolato e Lorencini Júnior (2021), among others. Through video recording at different stages of the data collection proposal considered here, that is, conducting semi-structured interviews, uninterrupted recording of classes before and after the intervention, interviews in front of the video and 'in loco' observation and; considering the three-phase autoscopy proposal proposed by Rosa-Silva (2008), we developed a personalized proposal that allowed the self-reflection and development of teaching autonomy provided by the self-analysis of science classes. With this study, it was possible to show that the proposal of triphasic autoscopy is an important tool for teacher education and that the participating teacher, by experiencing the reflexive process and its steps in a (more) conscious way, were able to restructure their classes and, as a subject of their own profession, better understand their own educational action in science. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí, Avenida Gabriel Experidião, S/N.º, PR | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Instituto de Biociências Departamento CHNA, Campus Botucatu, Rua Prof. Dr. Antônio C. W. Zanin, 250, Distrito Rubião Júnior, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí, Avenida Gabriel Experidião, S/N.º, PR | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Instituto de Biociências Departamento CHNA, Campus Botucatu, Rua Prof. Dr. Antônio C. W. Zanin, 250, Distrito Rubião Júnior, SP | - |
| Formato: dc.format | 133-157 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Investigacoes em Ensino de Ciencias | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | in-service teacher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | reflective teacher | - |
| Palavras-chave: dc.subject | self-reflection | - |
| Palavras-chave: dc.subject | triphasic autoscopy | - |
| Título: dc.title | The autoscopy process as a source of reflection for educational action in science classes | - |
| Título: dc.title | O PROCESSO DE AUTOSCOPIA COMO FONTE DE REFLEXÃO PARA A AÇÃO EDUCATIVA EM AULAS DE CIÊNCIAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: