
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Edge Hill University | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Minho | - |
| Autor(es): dc.creator | Hamamoto Filho, Pedro Tadao | - |
| Autor(es): dc.creator | Cecilio-Fernandes, Dario | - |
| Autor(es): dc.creator | Norcia, Luiz Fernando | - |
| Autor(es): dc.creator | Sandars, John | - |
| Autor(es): dc.creator | Anderson, M. Brownell | - |
| Autor(es): dc.creator | Bicudo, Angélica Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:29:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:29:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2022.1033732 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246365 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246365 | - |
| Descrição: dc.description | There has been little information about how the COVID-19 pandemic has impacted medical students’ knowledge acquisition. The aim of the study was to identify the impact of the COVID-19 pandemic on medical students’ knowledge acquisition by comparing the students’ performance on two Progress Test exams administered in 2019 (pre-pandemic) and 2020 (during the pandemic). We included data from 1,491 students at two medical schools in Brazil. Both schools had experienced interrupted preclinical classes and clinical clerkship rotations in March 2020 but had resumed remote preclinical classes with online activities within 1 month after the interruption and clerkship rotations within five to 6 months after the interruption. We analyzed the data with the Rasch model from Item Response Theory to calibrate the difficulty of the two exams and calculated the performance of the students, with comparison of the differences of mean knowledge for each year and between the two cohorts. We found that the students’ knowledge in the cohort of 2019 was higher than those in the cohort of 2020, except in the second year. Also, the students did not show any increase in knowledge between 2019 and 2020 in the clerkship years. It appears that the pandemic significantly impaired the knowledge acquisition of medical students, mainly in the clerkship years, where practical activities are the central part of training. This is of special concern in low- and middle-income countries where graduated medical doctors are allowed to practice without further training or are required to have continuing professional development. | - |
| Descrição: dc.description | National Board of Medical Examiners | - |
| Descrição: dc.description | Botucatu Medical School Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | School of Medical Sciences University of Campinas (UNICAMP) | - |
| Descrição: dc.description | Medical School Edge Hill University | - |
| Descrição: dc.description | Escola de Medicina University of Minho, Minho | - |
| Descrição: dc.description | Botucatu Medical School Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | National Board of Medical Examiners: LAG5-2020 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Frontiers in Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | assessment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | knowledge acquisition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | medical education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | progress testing | - |
| Título: dc.title | Reduction in final year medical students’ knowledge during the COVID-19 pandemic: Insights from an interinstitutional progress test | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: