Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Porto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Nove de Julho (Uninove) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Gabriela C. | - |
Autor(es): dc.creator | Tebar, William R. | - |
Autor(es): dc.creator | Lemes, Italo R. | - |
Autor(es): dc.creator | Sasaki, Jeffer E. | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, Jorge | - |
Autor(es): dc.creator | Ritti-Dias, Raphael M. | - |
Autor(es): dc.creator | Vanderlei, Luiz Carlos M. | - |
Autor(es): dc.creator | Christofaro, Diego G. D. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:04:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:04:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/ijerph192214753 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246362 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246362 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Investigating the determinants of physical activity (PA) is an important strategy for the promotion of healthy lifestyles, mainly with PA of a moderate-to-vigorous intensity, which provides several health benefits in adulthood. In this sense, it is not clear whether early sports practice (ESP) during childhood and adolescence could be associated with the habitual practice of PA of higher intensities in adulthood. Objective: This study aimed to analyze the association of ESP in childhood and adolescence with different intensities of habitual PA in adulthood. Methods: A sample of 264 community-dwelling adults were randomly selected (42.2 ± 17.0 years, 57.5% of women). ESP during childhood and adolescence was evaluated using retrospective questions. Weekly minutes of PA were assessed using accelerometry and classified according to intensity as light, moderate, moderate-to-vigorous, vigorous and very vigorous. The association of ESP with a high level of PA (above median) in each intensity was analyzed using binary regression models. Results: The prevalence of ESP was 42.8% in childhood and 49.2% in adolescence. ESP in childhood was associated with a high level of very vigorous (OR: 2.48, p < 0.001) and vigorous PA (OR: 2.91, p < 0.001) in adulthood, but lost significance after adjustments by sex and age. ESP in adolescence was associated with a high level of very vigorous PA (OR: 1.99, p = 0.013) in the crude model and vigorous PA (OR: 2.21, p = 0.006), even after adjustments by age, sex and socioeconomic status. Conclusions: Engagement in sports practice during adolescence was associated with high levels of vigorous PA in adulthood and is an important period for healthy lifestyle promotion. | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education School of Technology and Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Physiotherapy Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
Descrição: dc.description | Post-Graduate Program in Physical Education Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) | - |
Descrição: dc.description | Research Center on Physical Activity Health and Leisure (CIAFEL) Faculty of Sport Universidade do Porto | - |
Descrição: dc.description | Post-Graduate Program in Rehabilitation Sciences Universidade Nove de Julho (Uninove) | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education School of Technology and Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Environmental Research and Public Health | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | motor behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | physical activity | - |
Palavras-chave: dc.subject | public health | - |
Palavras-chave: dc.subject | youth | - |
Título: dc.title | Can Sports Practice in Childhood and Adolescence Be Associated with Higher Intensities of Physical Activity in Adult Life? A Retrospective Study in Community-Dwelling Adults | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: