Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Cognição e Ensino | - |
Autor(es): dc.contributor | HRAC | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Anderson Jonas das | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Leandra Tabanez do Nascimento | - |
Autor(es): dc.creator | Moret, Adriane Lima Mortari | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza, Deisy das Graças | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:55:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:55:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1002/bin.1922 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246337 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246337 | - |
Descrição: dc.description | Research supports equivalence-based instruction (EBI) and matrix training for increased listening and speaking skills in children with cochlear implants (CI). We incorporated errorless procedures to optimize the EBI and evaluated the effects on the auditory comprehension and verbal responding at-sentences level in six CI children who were readers and showed inaccurate tacting. Subject-verb-object sentences were arranged in two matrices; diagonal combinations were trained and evaluated non-diagonal combinations. EBI included stimulus fading and exclusion to directly teach the dictated sentence-picture matching; written-sentences construction upon dictation also was taught. Probes assessed the derived stimulus-stimulus and stimulus-response relations. All participants learned the auditory-visual discriminations and the exclusion resulted in fewer errors than on a stimulus fading procedure. Five participants formed equivalence classes and increased verbal responding to equivalent stimuli, especially pictures tacting. They also showed recombinative generalization for both matrices. Professionals can incorporate errorless procedures to EBI for improving sentence comprehension, tacting, and productivity in CI children. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Carlos UFSCar, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista UNESP, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais HRAC, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo USP, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista UNESP, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 304649/2015-5 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 306535/2018-1 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 465686/2014-1 | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88887136407/2017-00 | - |
Descrição: dc.description | CAPES: FinanceCode001 | - |
Formato: dc.format | 376-400 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Behavioral Interventions | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | cochlear implant | - |
Palavras-chave: dc.subject | equivalence-based instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | errorless procedures | - |
Palavras-chave: dc.subject | matrix training | - |
Palavras-chave: dc.subject | sentences | - |
Título: dc.title | Sentence comprehension and production in children with cochlear implants: Errorless procedures and equivalence-based instruction | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: