
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Guaraldo, Tamara de Souza Brandão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:14:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:14:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v11i0.80729 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246277 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246277 | - |
| Descrição: dc.description | Introduction: In the current scenario of higher education in the area of Communication, it is necessary to have an education that expands the capacity to meet the demands of the market. There is a growing need to combine theory and practice in teaching, and with that, the understanding of teamwork and the knowledge of the dynamics of the performance of communication agencies. The objective of this study is to understand how the use of active methodologies can create spaces for knowledge management and thus contribute to the learning of the profession in the disciplinary context in Communication courses. Method: Develops a descriptive qualitative research applied in classes in which the author taught in undergraduate courses in the area of Communication with the use of Project-based Learning methodology and the model of Five phase of the knowledge creation process. In the classroom, a dynamic of formation of communication agencies by groups of undergraduate students was applied in the period from 2014 to 2019. Results: The change from the traditional method to the proposed knowledge management process generated insecurity and an effort of interlocution by the students, demanding maturity, and a position of greater autonomy. The communication agencies set up by the students presented their identity and the communication pieces created, providing opportunities to get in touch with the job market. Conclusions: The knowledge management process materialized as soon as the interactions promoted reflections about the “I” itself, and it was possible to realize that knowledge management is a teaching-learning relationship and coexistence between all the actors in the teaching process. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | AtoZ | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Communication agencies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Communication. Project-Based Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
| Título: dc.title | Active methodologies as a space for knowledge management: an experience in higher education in Communication | - |
| Título: dc.title | Metodologias ativas como espaço de gestão do conhecimento: uma experiência no ensino superior em Comunicação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: