Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Electronic Science and Technology of China | - |
Autor(es): dc.contributor | Norwegian University of Science and Technology | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad Finis Terrae | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Chabahar Maritime University | - |
Autor(es): dc.contributor | The University of South Australia | - |
Autor(es): dc.creator | Khatin-Zadeh, Omid | - |
Autor(es): dc.creator | Farsani, Danyal | - |
Autor(es): dc.creator | Eskandari, Zahra | - |
Autor(es): dc.creator | Marmolejo-Ramos, Fernando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:46:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:46:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2022.969341 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246211 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246211 | - |
Descrição: dc.description | This article discusses perspective and frame of reference in the metaphorical description of mathematical concepts in terms of motions, gestures, and embodied actions. When a mathematical concept is described metaphorically in terms of gestures, embodied actions, or fictive motions, the motor system comes into play to ground and understand that concept. Every motion, gesture, or embodied action involves a perspective and a frame of reference. The flexibility in taking perspective and frame of reference allows people to embody a mathematical concept or idea in various ways. Based on the findings of past studies, it is suggested that the graphical representation of a mathematical concept may activate those areas of the motor system that are involved in the production of that graphical representation. This is supported by studies showing that when observers look at a painting or handwritten letters, they simulate the painter’s or writer’s hand movements during painting or writing. Likewise, the motor system can contribute to the grounding of abstract mathematical concepts, such as functions, numbers, and arithmetic operations. | - |
Descrição: dc.description | School of Foreign Languages University of Electronic Science and Technology of China | - |
Descrição: dc.description | Department of Teacher Education Norwegian University of Science and Technology | - |
Descrição: dc.description | Facultad de Educación Psicología y Familia Universidad Finis Terrae | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática State University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of English Chabahar Maritime University, Sistan and Baluchestan | - |
Descrição: dc.description | Center for Change and Complexity in Learning The University of South Australia | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Frontiers in Psychology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | embodied action | - |
Palavras-chave: dc.subject | frame of reference | - |
Palavras-chave: dc.subject | gesture | - |
Palavras-chave: dc.subject | motion | - |
Palavras-chave: dc.subject | perspective | - |
Título: dc.title | The roles of motion, gesture, and embodied action in the processing of mathematical concepts | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: