Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Hotta, Bárbara Yumi | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza, Fernando Bernardi | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Bruna Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza Rodrigues, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:28:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:28:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.7057622 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246073 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246073 | - |
Descrição: dc.description | Traditional and theoretical classes are usually tiring and their contents are poorly absorbed. One way to apply and fix the contents in a more attractive and motivating way is through the use of active methodologies, whose use has been encouraged by the new curricular guidelines of engineering courses in Brazil. Game-based learning (GBL) is one of such approach. Although many games are already used in classroom environments, e.g. Beer Game, Lean Board Game and Goldratt Simulator, there is still a lack of studies on the effectiveness of its application. In 2020, a study about the use of games in Production Engineering courses was initiated, which resulted in the development of questionnaires and the suggestion of a methodology for evaluating the effectiveness of the use of GBL. In order to identify the effectiveness of the use of Goldratt Simulator, as a game, in the learning process this evaluation methodology was applied during an experiment carried out in the discipline of Production Management IV, in which two groups were defined (control and experimental). After the classes and the application of the questionnaires, it became evident: greater engagement and confidence by the experimental group and greater fixation of concepts by the control group. Furthermore, the evaluative tools proved to be adequate to give feedback to the teacher, presenting themselves as an important diagnostic tool. | - |
Descrição: dc.description | Production Engineering Department Faculty of Engineering UNESP, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Production Engineering Department Faculty of Engineering UNESP, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 102-109 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Symposium on Project Approaches in Engineering Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | GBL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning evaluation methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Production engineering | - |
Título: dc.title | Evaluation of the effectiveness of the use of games in the teaching of Production Engineering: an experiment with Goldratt Simulator | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: