Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Sousa, Mariana Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Galindo, Monica Abrantes | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Maria Valéria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:00:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:00:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.62313 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246066 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246066 | - |
Descrição: dc.description | This paper proposes an analysis and discussion on the extent to which the National Curriculum Guidelines for the Continuing Education of Basic Education Teachers contemplate the teaching of ethnic-racial relations. Considering the contributions of Sociology to the understanding of social phenomena, this study aims to highlight the theoretical and political contribution of the black intelligentsia to subsidize and problematize the training of teachers with regard to the approach of ethnic-racial themes. Based on studies critical to coloniality, we seek to identify absences and the possibilities to contemplate these theoretical frameworks in the curriculum formulation of teacher education from the analysis of these guidelines. We intend to highlight the importance of teacher education aligned with the emergence of new epistemes that have been constituted in the face of the need to understand social relations from the interaction between individuals and the diversity that constitute them. Based on the bibliographic research methodology, we used theoretical references that deal with the increase in the theoretical and methodological production of Black intellectuals in the academic context, in view of the expansion of their access to higher education, as a result of the actions of black social movements. Thus, we aim to demonstrate how this process can contribute to the construction of curricula for teacher training contemplating diversities (especially ethnic-racial) in their theoretical aspects, aiming at the construction of an effectively citizen education. Through the proposed reflections, we emphasize that access to quality education, the guarantee of the right to access to history and culture produced by an ethnic-racial group that contributed significantly to the socio-cultural and political construction of the country, are fundamental elements for the construction of an emancipatory education with a view to reducing socio-racial inequalities. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Rua Cristóvão Colombo, Jardim Nazareth, s/n., São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Rua Cristóvão Colombo, Jardim Nazareth, s/n., São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Acta Scientiarum - Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | curriculum guidelines | - |
Palavras-chave: dc.subject | diversity | - |
Título: dc.title | Continuing education of Basic Education teachers and the teaching of ethnic-racial relations: analyses and counterparts to epistemological absences | - |
Título: dc.title | La formación continua del professorado de Educación Básica y la enseñanza de las relaciones étnico-raciales: análisis y contratidas a las absencias epistemológicos | - |
Título: dc.title | Formação continuada de professores(as) da Educação Básica e o ensino das relações étnico-raciais: análises e contrapartidas às ausências epistemológicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: