Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Rafaela Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira Farias, Mary Elisabeth Sampaio | - |
Autor(es): dc.creator | Damian, Ieda Pelógia Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Brito, Jean Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Ottonicar, Selma Letícia Capinzaiki | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:47:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:47:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246048 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246048 | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to carry out a diagnosis of the mental health of ongoing (non-egress) students from the postgraduate programs in Information Science in Brazil, understanding the impact of CAPES regulations in this reality. The study is quali-quantitative, descriptive and exploratory. The methodology is based on a documentary research and case study. The Documentary Research was applied in the analysis of the National Postgraduate Plan 2011-2020. In the Case Study, a questionnaire was sent to graduate programs and groups of students exposed on social networks. It was observed that students have feelings and behaviors of anxiety, stress, and depression. The results showed that most of the students enrolled in the programs which participated in this research make use of psychiatric drugs. Students would like to focus on research in order to deepen the results, however, due to deadlines and the high need for scientific production, this reality is not always possible, which makes students frustrated. It concludes that the graduate program structure can contribute to the development of mental illnesses, since it is based on competition between masters and doctoral students. This competition generates insecurities, nervousness and, as a consequence, students focus on quantity rather than quality of scientific research. Because of that, the context of scientific research should be based on a collaborative culture to encourage students to construct knowledge and networks together. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Cubana de Informacion en Ciencias de la Salud | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | mental health | - |
Palavras-chave: dc.subject | students | - |
Título: dc.title | Mental health and Information Science graduate students’ challenges in Brazil | - |
Título: dc.title | La salud mental y los desafíos de los estudiantes de posgrado en Ciencias de la Información en Brasil | - |
Título: dc.title | Saúde mental e os desafios enfrentados pelos discentes de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: