Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | The University of Queensland | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Nove de Julho–UNINOVE | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Porto | - |
Autor(es): dc.creator | Tebar, William R. | - |
Autor(es): dc.creator | Mielke, Gregore Iven | - |
Autor(es): dc.creator | Ritti-Dias, Raphael M. | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Kelly Samara | - |
Autor(es): dc.creator | Canhin, Daniel S. | - |
Autor(es): dc.creator | Scarabottolo, Catarina C. | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, Jorge | - |
Autor(es): dc.creator | Christofaro, Diego G. D. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:44:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:44:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/ijph.2022.1605139 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/246005 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/246005 | - |
Descrição: dc.description | Objective: This study analyzed the association of high blood pressure (HBP) with physical activity, sedentary behavior, and sedentary breaks in 2-year follow-up. Methods: A sample of 331 middle-aged and older adults (mean age of 59.6 ± 17.3 years) was randomly selected and assessed at baseline and after 2 years of follow-up. HBP was considered as ≥140/90 mmHg values of systolic and diastolic blood pressure. Physical activity, sedentary behavior, and sedentary breaks were assessed by questionnaire. Age, sex, socioeconomic status, and body mass index were covariates. Results: Continuous HBP was observed in 26.3% of sample between baseline and follow-up. Adults who reported continuously high sedentary breaks at leisure activities were less likely to have HBP (OR = 0.34, p = 0.011), as well as those who remained high physically active (OR = 0.41, p = 0.016), even after mutual adjustment. No association was observed between high sedentary behavior and HBP at follow-up. Conclusion: Community dwelling adults who were high active and performed frequent sedentary breaks were less likely to have HBP in 2-year follow-up. Strategies for HBP control should considered both physical activities and leisure sedentary breaks in adult population. | - |
Descrição: dc.description | Movement Science Post-graduation Program Universidade Estadual Paulista–Unesp | - |
Descrição: dc.description | School of Public Health The University of Queensland | - |
Descrição: dc.description | Post-graduation Program in Rehabilitation Science Universidade Nove de Julho–UNINOVE | - |
Descrição: dc.description | Post-Graduation Program in Physical Education Universidade Federal de Santa Catarina–UFSC | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Desporto–FADEUP Centro de Investigação em Atividade Física Saúde e Lazer (CIAFEL) Universidade do Porto | - |
Descrição: dc.description | Movement Science Post-graduation Program Universidade Estadual Paulista–Unesp | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Public Health | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | cardiovascular risk factor | - |
Palavras-chave: dc.subject | epidemiology | - |
Palavras-chave: dc.subject | hypertension | - |
Palavras-chave: dc.subject | lifestyle habits | - |
Palavras-chave: dc.subject | sedentary behavior | - |
Título: dc.title | Association of High Blood Pressure With Physical Activity, Screen-Based Sedentary Time, and Sedentary Breaks in a 2-Year Cohort of Community Dwelling Adults | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: