
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Harvard T.H. Chan School of Public Health | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brazilian Congress | - |
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Noosfera | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Carolina L Zilli | - |
| Autor(es): dc.creator | Rumenos, Nijima Novello | - |
| Autor(es): dc.creator | Gheler-Costa, Carla | - |
| Autor(es): dc.creator | Toqueti, Flavia | - |
| Autor(es): dc.creator | Spazziani, Maria de Lourdes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:27:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:27:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.ijedro.2022.100208 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245980 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245980 | - |
| Descrição: dc.description | Purpose: In this study, we describe the impact of the Environmental Education (EE) projects for environmental regeneration conducted by the Group of Research and Studies in Environmental Education and Sustainability (GEPEASA) in Brazil. Methods: EE programs have been conducted in National Parks and public schools in urban cities with the objective to include EE in the school curriculum, with school farms, classes of sustainability, food security and environmental health, and recover local green areas. Results: In the areas where EE programs have been applied, there are increases of green areas, ecological consciousness and social engagement, and well-being of students and communities. Conclusions: Lack of ‘nature’ contact is critical in urban areas, where reduced green areas and outdoor activities have created an artificial lifestyle and a false perception of natural reality, increasing the risk of chronic diseases and mental disorders. EE carries the main responsibility to reestablish the connection between nature and children and communities, re-educating them to be the future's conscious Earth's citizens. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Environmental Health Harvard T.H. Chan School of Public Health, 401 Park Drive, Landmark Center 4 West (HSPH) Room 420 | - |
| Descrição: dc.description | School of Sciences State University of Sao Paulo, Sao Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Câmara dos Deputados Brazilian Congress, D.F. | - |
| Descrição: dc.description | School of Engineering State University of Sao Paulo, Sao Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Instituto Noosfera, Sao Paulo | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 063–2 | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2018/50 | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2020/12 | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 667–3 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | International Journal of Educational Research Open | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecological conscience and human health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Green spaces | - |
| Título: dc.title | Environmental education in urban cities: Planet regeneration through ecologically educating children and communities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: