Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.creator | De Almeida, Elizângela Áreas Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Saravali, Eliane Giachetto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:21:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:21:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19320.063 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245961 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245961 | - |
Descrição: dc.description | This article presents part of the results of action research developed in Portuguese Language classes whose main objective was to promote knowledge and reflection on the African cultural universe presented in African and Afro-Brazilian literary works. Twenty-eight students from the 8th grade of Elementary School from a state public school in the state of São Paulo, Brazil, participated of an intervention that, during the diagnostic phase, presented concepts based on prejudice and subjugation of ethnic-racial issues related to the understanding of African and Afro-Brazilian culture. In the action-reflection phase, Literary Rounds were organized, and the teenagers were able to learn and debate about different aspects of the African culture, through different textual genres. In the evaluation phase, the narratives and counternarratives elaborated by the participants of this research indicated how they appropriated and came to understand the existing ethnic-racial diversity in an increasingly miscegenated and plural country. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Praxis Educativa | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Action-research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afro-Brazilian counternarratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic-racial notions | - |
Título: dc.title | African counternarratives: Action research in response to the construction of hegemonic stigmas | - |
Título: dc.title | Contra-narrativas africanas: una investigación-acción en respuesta a la construcción de estigmas hegemónicos | - |
Título: dc.title | Contranarrativas Africanas: uma pesquisa-ação em resposta à construção de estigmas hegemônicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: