Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Western Ontario | - |
Autor(es): dc.creator | Borba, Marcelo C. | - |
Autor(es): dc.creator | Gadanidis, George | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:29:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:29:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245840 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245840 | - |
Descrição: dc.description | The collaboration of practising teachers in a virtual environment introduces the technology tools themselves both as mediators and as participants – as co-actors – in the collaborative process. Although there is a growing literature on the collaboration of practising teachers, the role of virtual technology tools is typically not addressed. In this chapter, we turn our attention to two cases, one in Brazil and one in Canada, as we explore how tools mediate and interact in the way teachers collaborate and construct knowledge. A challenge in this exploration is that technological tools change dramatically over short periods of time. Some aspects of teachers’ online learning that are brought to light by the two cases from Brazil and Canada are: (1) virtual collaboration can happen in very different ways and using very different tools and methods; (2) online technology tools can transform abstract mathematics objects like polygons into tangible objects of communal attention and action; (3) collaborative knowledge construction tools like wikis help re-shape the collaborative process and transform roles played by teachers and instructors; and (4) multimodal communication through drawing tools, rich text, and video changes the “face” of mathematics. The virtual, non-human objects that are part of collaborative collectives of humans-with-media are not tools that we simply use for predetermined purposes. Humans-media interactions, which are quickly evolving with changes in the online world, are organic, reorganizing and restructuring our understanding of what it means for practising mathematics teachers to collaborate in a virtual environment. | - |
Descrição: dc.description | Department of Mathematics Graduate Program in Mathematics Education Sao Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Education University of Western Ontario | - |
Descrição: dc.description | Department of Mathematics Graduate Program in Mathematics Education Sao Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 181-206 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Participants in Mathematics Teacher Education: Individuals, Teams, Communities and Networks: Volume 3 | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | VIRTUAL COMMUNITIES AND NETWORKS OF PRACTISING MATHEMATICS TEACHERS:The Role of Technology in Collaboration | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: