Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fac Bertioga FABE | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Da Cunha, Maira Darido | - |
Autor(es): dc.creator | Bizelli, Thais Vargas | - |
Autor(es): dc.creator | Bizelli, Jose Luis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:43:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:43:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245815 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245815 | - |
Descrição: dc.description | As part of a larger project that seeks to analyze student-centered conditions in 6 South American countries, promoted by Erasmus+, the following research seeks to investigate how public Higher Education Institutions in the State of Sao Paulo have been involved with the Tuning Project, more specifically in courses aimed at teacher training. The Bologna Process emerged as a public policy within the European Union, with the aim of modernizing Higher Education curricula and internationalizing the perspective of student-centered education. In this sense, the Tuning Project and consolidates as policies that implement the Bologna Process, which, supported by the perspective of the knowledge society, aims to act as a methodology to make compatible and compare higher education, with a view to transnationalizing curricula and training labor force. work at an international level. Thus, the curricular reforms of ten Higher Education Institutions will be analyzed in order to verify the student-centered proposals. After the analysis, the information will be systematized and didactic pathways will be developed that can guide the curricular transformations in line with the methodology provided for in the Tuning Project. | - |
Descrição: dc.description | Fac Bertioga FABE, Bertioga, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Araraquara, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Fac Ciencias & Letras FCLAr UNESP, Araraquara, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Araraquara, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Fac Ciencias & Letras FCLAr UNESP, Araraquara, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 13 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Fac Ciencias & Tecnologia | - |
Relação: dc.relation | Nuances-estudos Sobre Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tuning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher Education Institution | - |
Título: dc.title | PUBLIC POLICIES FOR HIGHER EDUCATION: THE TUNING PROJECT - FIRST REFLECTIONS ON THE ADHESION OF BRAZILIAN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS IN THE AREA OF EDUCATION | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: