Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Seville | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Lucia Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Sandra | - |
Autor(es): dc.creator | Morina, Anabel | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Beatriz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:13:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:13:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.17163/alt.v18n1.2023.10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245800 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245800 | - |
Descrição: dc.description | In the context of education and, specifically, in the university stage, the presence of people with disabilities in Higher Education is today a reality, both in Spain and in other international contexts. Currently, there is a global movement that claims the right to access, permanence and success of non-traditional students, including those with disabilities. This study aims to present and analyze the conceptions of 676 university students (undergraduate and postgraduate) from different areas of knowledge of the University of Seville (Spain) on disability. A quantitative methodology has been used with the application of the Intercultural Scale of Disability Concepts (EICD). The results showed a preponderance of the social conception of disability, followed by the biological/medical aspects. Differences were observed in relation to the variables analyzed, younger university students and those who were doing postgraduate studies indicated the prevalence of statements linked to the social model of disability. No significant differences were found between participants with and without disabilities. Among the conclusions, we can highlight the relevance of understanding disability as a social phenomenon for the offer of inclusive psychosocial and psychoeducational practices. This decision then reveals that accepting the review of social paradigms to resignify concepts in the social conception of disability is a possible for the recognition of the differences that constitute the human. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Seville, Seville, Spain | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 122-135 | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Politecnica Salesiana Ecuador-salesian Polytecnic Univ | - |
Relação: dc.relation | Alteridad-revista De Educacion | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | University students | - |
Palavras-chave: dc.subject | disability | - |
Palavras-chave: dc.subject | concept formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | evaluation measures | - |
Palavras-chave: dc.subject | public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | social psychology | - |
Título: dc.title | Conceptions on disability of Spanish university students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: