
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Barbara Amaral | - |
| Autor(es): dc.creator | Chacon, Miguel Claudio Moriel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:51:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:51:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.17001 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245761 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245761 | - |
| Descrição: dc.description | Public students in Special Education should preferably attend regular schools. Despite advances in terms of legislation and enrollment, school inclusion does not always truly happen inside school institutions. Therefore, we aimed to describe and analyze classroom situations in which school inclusion does not really happen. The participants were 16 teachers and 22 public students from Special Education enrolled in public schools in Corumba and Ladario, Mato Grosso do Sul. The data was collected through filming and analyzed using the Protocol for Observation of Inclusive Educational Situations. Four classroom situations were considered not inclusive and revealed a lack of individualized attention from teachers to public students of Special Education, lack of curricular flexibility, offering activities unrelated to the work developed by other students and lack of pedagogical responses consistent with the level of development of these students. | - |
| Descrição: dc.description | Fed Univ Mato Grosso UFMS, Corumba, MS, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Grad Program Educ UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Dept Special Educ, Grad Program Educ, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Grad Program Educ UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Dept Special Educ, Grad Program Educ, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 1332-1348 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis | - |
| Relação: dc.relation | Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational exclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Target audience for special education | - |
| Título: dc.title | BEING PRESENT IS BEING INCLUDED? ANALYSIS OF SITUATIONS IN WHICH SCHOOL INCLUSION DOES NOT HAPPEN | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: