Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univ Londrina UEL | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Mantovani Leite, Sandra Regina | - |
Autor(es): dc.creator | Trisltz, Rodolfo Gabriel | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Alonso Bezerra de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:32:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:32:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16317 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245757 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245757 | - |
Descrição: dc.description | This study aims to understand and deepen the reflection on the ethical dimension in teacher education and performance, emphasizing its importance for the development of a pedagogical praxis in favor of dialogical relationships. Faced with a pedagogical context marked by the conceptions present in contemporaneity that are guided by the condition that students are not seen as subjects of their own history and by the scientific development that privileges doing over thinking, we listed as main questions: what are the actions Could they help teachers to rethink their pedagogical practice, working so that human education becomes the essential aspect? Through a qualitative bibliographic research, based on authors such as Severino, A. J. (2011, 2010), Saviani (2015, 2016), Goergen (2011), Carvalho (2013, 2015, 2016), among others, we will seek to affirm the importance of alterity and presence in the relationship between teachers and students for a humanizing and emancipating education. We consider that every pedagogical action, from its origin and purposes, objectives and goals, has a close relationship with the Ethical Dimension and, therefore, they are ethical processes that, when carried out in the school institution, are committed to elevating the student from his condition as an individual in search of its humanization and emancipation. | - |
Descrição: dc.description | Univ Londrina UEL, Dept Educ, Londrina, Parana, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Londrina UEL, Grad Program Educ, Londrina, Parana, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Didact Dept, Assis, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Dept Educ UNESP Assis, Assis, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Grad Program Educ UNESP Marilia, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Didact Dept, Assis, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Dept Educ UNESP Assis, Assis, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Grad Program Educ UNESP Marilia, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 688-702 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis | - |
Relação: dc.relation | Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanization | - |
Título: dc.title | EDUCATION AND ETHICS: THE VALUE OF PRESENCE AND ALTERITY IN THE TEACHER'S TRAINING AND PRACTICE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: