Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFTM Fed Univ Triangulo Mineiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Open Univ | - |
Autor(es): dc.contributor | Royal Holloway Univ London | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira, Alexandra Bujokas de | - |
Autor(es): dc.creator | Berardi, Andrea | - |
Autor(es): dc.creator | Mistry, Jayalaxshmi | - |
Autor(es): dc.creator | Rothberg, Danilo | - |
Autor(es): dc.creator | Robinson, L. | - |
Autor(es): dc.creator | Schulz, J. | - |
Autor(es): dc.creator | Dunn, H. S. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:46:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:46:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1108/S2050-206020160000012004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245735 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245735 | - |
Descrição: dc.description | Purpose - This paper presents the results of research carried out by the Media Education for Sustainability Project, based at the Federal University of Triangulo Mineiro (UFTM). The project investigated the potential for engaging marginalized communities with educational centers to generate and utilize media and networks, which can be used to promote healthier and resilient lifestyles in the community. Methodology/approach - The project's activities used the Design of Meaning theoretical framework to design collaborative group work in order to foster key skills for promoting agency and awareness of local problems affecting the environment. Underpinned by Action Research methodology, a series of workshops were piloted with the participation of 20 secondary school students. Findings - Results suggested that such a creative learning environment can help students develop the skills needed to be active citizens, such as the ability to access, evaluate, use, and contribute to public information addressing issues of democratic participation and accountability. Nevertheless, challenges centered around student motivation and difficulties in engaging with their communities' contexts will need to be dealt with in future Action Research cycles. Originality/value - Based on our observations during the workshops, and subsequent feedback from participants, we suggest that Media Education tools show potential for improving school learning, encouraging the community in the search for answers based on local knowledge, and engaging students in a debate about critical issues and challenges at the local level. We believe that this outcome was achieved in part due to the deployment of multimodal languages and creative use of technologies. | - |
Descrição: dc.description | UFTM Fed Univ Triangulo Mineiro, Dept Philosophy & Social Sci, Uberaba, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Open Univ, Sch Engn & Innovat, Fac Math Comp & Technol, Environm Syst, Milton Keynes, Bucks, England | - |
Descrição: dc.description | Royal Holloway Univ London, Dept Geog, Polit Dev & Sustainabil Grp, Environm Geog, Egham, Surrey, England | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Dept Human Sci, Bauru, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Dept Human Sci, Bauru, Brazil | - |
Formato: dc.format | 41-61 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Emerald Group Publishing Ltd | - |
Relação: dc.relation | Communication And Information Technologies Annual: Digital Empowerment: Opportunities And Challenges Of Inclusion In Latin America And The Caribbean | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenship | - |
Palavras-chave: dc.subject | sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | media education | - |
Título: dc.title | EXPERIMENTING WITH MEDIA EDUCATION, CIVIC ENGAGEMENT, AND SUSTAINABILITY IN BRAZILIAN SCHOOLS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: