Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nursing Res Innovat & Dev Ctr Lisbon CIDNUR | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Porto FMUP | - |
Autor(es): dc.contributor | Escola Super Enfermagem Lisboa | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Div Intervent Addit Behav & Dependencies DICAD | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Seabra, Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Boska, Gabriella | - |
Autor(es): dc.creator | Sequeira, Rui | - |
Autor(es): dc.creator | Sequeira, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Simoes, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Ines | - |
Autor(es): dc.creator | Sequeira, Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:29:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:29:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s12144-023-04267-z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245677 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245677 | - |
Descrição: dc.description | Structured intervention programs are an important resource for supporting people with substance addiction. Although evidence suggests that they improve health outcomes, such as specific symptoms, less is known about their impact on patients' ability to self-manage the consequences of substance addiction. The aim of this review is to scope outpatient intervention programs focused on the self-management of substance addiction consequences. Approach. This review followed the Joanna Briggs Institute (JBI) methodology for scoping reviews. MEDLINE and CINAHL (through Ebsco), Psychology & Behavioral Sciences Collection (including PsycINFO) and Web of Science were screened to identify articles published in the last 10 years. Only primary research was included. Out of 891 records, 19 were eligible for this review-12 randomized controlled trials (RCT), 6 quasi-experimental study and 1 observational study. Those studies reported group interventions (10), individual interventions (8) and 1 mixed approach. The most common interventions were based on motivational strategies, relapse prevention and definition of active plans for risky situations. 10 studies reported positive effects. The identification of structured programs may support the development of new approaches focused on empowerment and quality of life of people with substance addiction. Programs to empower patients for self-management of substance addiction consequences are often complex and rely on health professionals' commitment. Nevertheless, they are a feasible approach that seems to benefit patients managing chronic conditions associated with substance addiction. | - |
Descrição: dc.description | Nursing Res Innovat & Dev Ctr Lisbon CIDNUR, Nursing Sch Lisbon ESEL, Lisbon, Portugal | - |
Descrição: dc.description | Univ Porto FMUP, Fac Med, Ctr Hlth Serv & Technol Res CINTESIS, Porto, Portugal | - |
Descrição: dc.description | Escola Super Enfermagem Lisboa, Ave Prof Egas Moniz, P-1600179 Lisbon, Portugal | - |
Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, State Univ Midwest,UNICENTRO, Sch Nursing, Nursing Dept,Study Grp Alcohol & Drugs GEAD, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Div Intervent Addit Behav & Dependencies DICAD, Specialized Tech Treatment Unit Barreiro, Barreiro, Portugal | - |
Descrição: dc.description | Univ Porto FMUP, Fac Med, Ctr Hlth Serv & Technol Res CINTESIS, Nursing Sch Oporto, Porto, Portugal | - |
Formato: dc.format | 14 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Springer | - |
Relação: dc.relation | Current Psychology | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Substance-related disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Substance addiction consequences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Addiction severity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treatment program | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interventions | - |
Título: dc.title | Structured programs for the self-management of substance addiction consequences in outpatient services: a scoping review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: