Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhaes, Prislaine Pupolin | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rodrigo Cardoso de | - |
Autor(es): dc.creator | Iano, Flavia Godoy | - |
Autor(es): dc.creator | Ferraz, Isabela Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:34:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:34:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.16923/reb.v.2012.1016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245670 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245670 | - |
Descrição: dc.description | Problem-Based Learning (PBL) and Investigative Teaching Sequences (SEI) seek to help and encourage the construction of knowledge, where the student is the protagonist in an activate learning. This article presents the insertion of a contextualized and interdisciplinary SEI within a curriculum based on PBL. An activity contemplates and integrates basic and clinical concepts. The SEI was previously tested and validated in a Medicine course at a Public University, using Diabetes mellitus as a problematization and context. SEI by a well-constituted sequence of actions. Appropriate to the problem, the group's students raise hypotheses, and develop an experimental activity with the materials and apparatus available. Supervised by the teacher, as experimental tests, followed by analysis and argumentation obtained, which were discussed and presented by the groups in the form of conceptual maps. The students thought in an innovative and fruitful way, highlighting the importance of establishing relationships between theorists and experimenting with the basic and critical proposal. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias, Programa Posgrad Educ, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, Fac Odontol Bauru, Dept Ciencias Biol, Area Bioquim, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Dept Quim, Fac Ciencias, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias, Programa Posgrad Educ, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Dept Quim, Fac Ciencias, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 229-244 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Soc Brasileira Bioquimica & Biologia Molecular | - |
Relação: dc.relation | Revista De Ensino De Bioquimica | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimental Investigative Activities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diabetes Mellitus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimental Biochemistry | - |
Título: dc.title | Investigative Teaching Sequence Contextualized with Diabetes Mellitus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: