Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pazos, Julia Margato | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Caroline Anselmi de | - |
Autor(es): dc.creator | Wajngarten, Danielle | - |
Autor(es): dc.creator | Nordi Sasso Garcia, Patricia Petromilli | - |
Autor(es): dc.creator | Arezes, P. | - |
Autor(es): dc.creator | Baptista, J. S. | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, R. | - |
Autor(es): dc.creator | Barroso, M. | - |
Autor(es): dc.creator | Branco, J. C. | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, P. | - |
Autor(es): dc.creator | Colim, A. | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, N. | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, S. | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte, J. | - |
Autor(es): dc.creator | Guedes, J. | - |
Autor(es): dc.creator | Perestrelo, G. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:01:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:01:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245599 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245599 | - |
Descrição: dc.description | This study evaluated dental students' perceptions of the application of ergonomic principles during pre-clinical activities. The sample consisted of second-year undergraduate students (n=51). Data was collected using a semi-structured open-ended interview on the challenges to adopting ergonomic posture. The data was analyzed using the discourse of the collective subject (DCS) with QualiQuantiSoft (R). The interviews revealed that most students (54.9%) reported maintaining a distance of 30 to 40 cm between the patient's mouth and the operator's eyes as the most difficult technique to put into practice, particularly when attempting to visualize the operating field (49.0%). The workplace-related factor found to create the greatest risk of developing musculoskeletal disorders was the dental mannequin (31.4%). Most of the students reported that the degree of difficulty of the procedures they were performing negatively influenced their adoption of proper working posture due to the difficulty in visualization (35.3%), to their focus on the work being performed (27.5%), and to their difficulty in accessing the operating field (25.5%). It was concluded that the greatest challenge faced by the students was found to be the ability to maintain an adequate distance between their eyes and the patients' mouths due to the need to visualize the operating field. | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ Unesp, Sch Dent, Dept Social Dent, Araraquara, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ Unesp, Sch Dent, Dept Morphol & Childrens Clin, Araraquara, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ Unesp, Sch Dent, Dept Social Dent, Araraquara, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ Unesp, Sch Dent, Dept Morphol & Childrens Clin, Araraquara, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 244-249 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Portuguese Soc Occupational Safety & Hygiene | - |
Relação: dc.relation | International Symposium On Occupational Safety And Hygiene (sho 2022) | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | students | - |
Palavras-chave: dc.subject | dental | - |
Palavras-chave: dc.subject | interview | - |
Palavras-chave: dc.subject | occupational disease | - |
Título: dc.title | APPLICATION OF ERGONOMIC PRINCIPLES IN PRE-CLINICAL TRAINING: DENTAL STUDENTS' PERCEPTIONS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: