
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
| Autor(es): dc.contributor | UFGD | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Assuncao, Adenilso dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Camacho, Rodrigo Simao | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:15:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:15:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245590 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245590 | - |
| Descrição: dc.description | We present a reflection on the practice of Pedagogy in Alternating Cycle developed at Rosalvo da Rocha Rodrigues Agricultural Family School (EFAR). As pedagogical praxis in Rural Education, has links with Freirean Popular Education by opposing the capitalist of education project, by fomenting peasants in agricultural technicians who contribute to the emancipation of excluded and subordinated subjects through the organization and strengthening of class identity for the sociopolitical processes of territorial resistance.This article analyzes the political/school experience through the dialectical method, starting from the concrete history of the struggle for the conquest of the land. The methodologies used were theoretical discussion a and field research of EFAR, where we interviewed educators, students and managers. | - |
| Descrição: dc.description | UFMS, Geog, Campus Tres Lagoas, Tres Lagoas, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | UFGD, Geog, Dourados, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Mato Grosso do Sul, Educ Campo, Campo Grande, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | UNESP, Geog, FCT, Presidente Prudente, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | UFGD, Programa Posgrad Educ & Terr PPGET FAIND, Dourados, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | UFGD, Programas Posgrad Geog, Dourados, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Mato Grosso do Sul, Programas Posgrad Geog, Campo Grande, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | UNESP, Geog, FCT, Presidente Prudente, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 85-112 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Fac Ciencias & Tecnologia | - |
| Relação: dc.relation | Revista Pegada | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peasantry | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Field Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Popular Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alternating Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agricultural Family School | - |
| Título: dc.title | RURAL EDUCATION AND PEASANT RESISTANCE: THE EMANCIPATORY, DIALOGICAL AND ALTERNATING PEDAGOGICAL PRAXIS OF THE ROSALVO DA ROCHA RODRIGUES AGRICULTURAL FAMILY SCHOOL (EFAR) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: