Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, Wanderson Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Maria Jose Pereira Monteiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Rink, Juliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:44:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:44:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n63.23235 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245556 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245556 | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to reflect on the research scenario in the field of biology teaching and textbooks, in order to understand what contributions and challenges are announced by academic productions in the area, regarding to ecology. We start from the consideration that ecology is still considered a recent science, with its concepts in constant construction and reformulation, and that basic elements of its field are influenced by society and, similarly, with regard to its teaching and presence in textbooks. Thus, we believe that the present work can contribute with a general framework that allows recognizing trends, identifying and systematizing the written production on the subject, collaborating with possible ramifications and the development of the area. Thus, we carried out a bibliographic survey in seven brazilian and two international journals, from 2001 to 2021. As a result, we identified twelve papers dealing with ecology and textbooks, from which it was possible to observe a variety of topics studied, such as: biodiversity, environment, food chain, nitrogen cycle, population flows, population ecology and ecosystem ecology. Furthermore, a third of the works point to the importance of considering historiographical aspects and the contexts of knowledge production in ecological contents, denouncing their absence and/or scarcity. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Doutorado Ensino Ciencias & Matemat, Rio Claro, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Campinas UNICAMP, Doutorado Ciencias Psicol, Campinas, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Campinas UNICAMP, Doutorado Educ, Campinas, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Doutorado Ensino Ciencias & Matemat, Rio Claro, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 14 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro Univ Nove Julho | - |
Relação: dc.relation | Eccos-revista Cientifica | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | biology textbook | - |
Palavras-chave: dc.subject | academic production | - |
Palavras-chave: dc.subject | ecology | - |
Título: dc.title | ECOLOGY IN TEXTBOOKS: AN ANALYSIS OF ACADEMIC PRODUCTION IN BIOLOGY TEACHING AREA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: