Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univ Londrina UEL | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
Autor(es): dc.creator | Foletto de Moraes, Dirce Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Claudia Maria de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Analigia Miranda da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:12:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:12:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.15814 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245462 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245462 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to analyze how an assessment practice can contribute as a pedagogical mediation in the concept formation of university students in a teacher training course. This is qualitative research, with exploratory-explanatory approach, which focused on conducting a test based on the distributed cognition theory principles. The survey data were obtained from the following instruments: participant observation, document analysis and a questionnaire. The data reveal that the test suited as a pedagogical mediation as it highlighted the following categories: collaborative participation, interaction, intellectual partnership, and artifacts. In addition, it overcame the individualistic and isolated idea to provide more humanized experiences by affording opportunities for exchanges, dialogues, discussion, confrontations, mutual help, and support for cognitive processes regarding concept understanding, while providing teacher conditions to intervene in their students' zone of proximal development. | - |
Descrição: dc.description | Univ Londrina UEL, Grad Program Educ PPEDU UEL, Londrina, Parana, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Grad Program Educ, UNESP, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UNESP, Media & ICT Educ, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Fed Univ Mato Grosso do Sul UFMS, Corumba, MS, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Grad Program Educ, UNESP, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UNESP, Media & ICT Educ, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 900-918 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis | - |
Relação: dc.relation | Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distributed cognition | - |
Título: dc.title | LEARNING ASSESSMENT AS a PEDAGOGICAL MEDIATION IN CONCEPTUAL EDUCATION OF UNIVERSITY STUDENTS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: