Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Chiaramonte, Thais Contiero | - |
Autor(es): dc.creator | Capelini, Simone Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:09:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:09:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14610 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245460 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245460 | - |
Descrição: dc.description | It is described in the literature that students with specific learning difficulties and disorders may present difficulties in the spelling appropriation of the Brazilian Portuguese writing system, however little is discussed about which errors are most committed by these populations. Thus, this study aimed to characterize and compare the orthographic performance of students with Dyslexia, Learning Disabilities and good academic performance. 75 school children participated, from 9 to 11 years old, divided into 3 groups and matched by diagnosis and school year. Spelling was evaluated by dictating words and pseudowords based on the semiology of errors. The results were compared statistically by the Kruskal-Wallis test adjusted by the Bonferroni Correction, where it was possible to observe that the spelling profile of students with dyslexia and learning difficulties are similar, while the profile of students with good academic performance differs from the other groups, also concluding that the Pseudowords Dictation test is the best to differentiate students with Dyslexia of students with learning difficulties and good academic performance. | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Research Support Foundation | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Grad Program Educ, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Dept Speech Therapy, Postgrad Program Educ, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Grad Program Educ, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Dept Speech Therapy, Postgrad Program Educ, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 312-325 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis | - |
Relação: dc.relation | Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dyslexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Specific learning disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Handwriting | - |
Título: dc.title | ORTHOGRAPHIC PERFORMANCE PROFILE OF STUDENTS WITH DYSLEXIA AND LEARNING DIFFICULTIES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: