Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Tecn Lisbon | - |
Autor(es): dc.creator | Paschoarelli, Luis Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Raquel | - |
Autor(es): dc.creator | Kaber, D. | - |
Autor(es): dc.creator | Boy, G. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:37:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:37:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245338 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245338 | - |
Descrição: dc.description | Ergonomic design of manual instruments aims the product usability. Frequently in different projects the variables analyzed involve force and gender influence. This study intended to evaluate maximum hand torque force and the associated effort perception of a simulated manual activity, namely, the simulation of a door opening with different kinds of door handles. 180 subjects have participated in the experiment (90 males and 90 females). Torque forces were collected with a force gauge and a static torque transducer. Data analysis was based in descriptive statistics and mean comparison analysis. The results indicated that male subjects performed mean torque forces significantly higher (P <= 0.05) that female subjects. At effort perception level the results showed that on two types of door handles males presented a higher value and that in the other three types of door handles women presented a higher value of mean effort necessary to produce the maximum force torque. These results must be considered in the door handle design since, besides aesthetics, the shape must also privilege usability for all users facilitating in this way its daily tasks. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Dept Design, Fac Architecture Arts & Commun, BR-17033360 Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Tecn Lisbon, Ergon Dept, Human Kinet Fac, P-1495688 Cruz Quebrada, Portugal | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Dept Design, Fac Architecture Arts & Commun, BR-17033360 Bauru, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 291-299 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Crc Press-taylor & Francis Group | - |
Relação: dc.relation | Advances In Cognitive Ergonomics | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomic Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Door Handles | - |
Título: dc.title | Usability Evaluation of Different Door Handles | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: