
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.creator | Lara, Sara Veloso | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Maria da Piedade Resende da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:16:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:16:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5902/1984644465505 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245315 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245315 | - |
| Descrição: dc.description | Teaching a foreign language to people without any intellectual disabilities is already complex, to people with special cognitive needs, such as Down Syndrome (DS), becomes even more complex, demanding from teachers technical skills and sensitivity to perceive the Personal Learning Environment of their students, which consists of teaching based on their individual interests and needs, in addition to contributing to the students' protagonism in acquiring their own knowledge. In this spectrum, TDICs play an important role on students' learning, since they are present in their daily lives, fostering the autonomy of students in the creation and selection of content and on their creativity. This article (in the process of a broader research), aimed to investigate the Personal English Learning Environment of two students with DS, based on the theory of Personal Learning Environment focused on the use of TDICs. It consisted of an action research. Two semi-structured interviews were conducted with students with DS and with those responsible for them, and analyzed based on Burns' Interpretive Paradigm (1999). The results indicate that the Personal Learning Environment of the language of these participants is limited, due to the rare contact with the language and TDICs. It can be concluded the necessity that researcher contributes for the participants to expand their own Personal Learning Environment of the English language, seeking strategies for this aim. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Sao Carlos, Sao Carlos, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 30 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Federal Santa Maria | - |
| Relação: dc.relation | Educacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Down Syndrome | - |
| Palavras-chave: dc.subject | English | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Personal Learning Environment | - |
| Título: dc.title | Investigating the personal English learning environment of students with Down Syndrome: a preliminary analysis | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: