Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Pontificia Univ Catolica Sao Paulo PUC SP | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Ouro Preto UFOP | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Eliana Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:06:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:06:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5965/1414573101462023e0109 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245308 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245308 | - |
Descrição: dc.description | The opening of circus schools in Brazil favored a range for learning circus knowledge and sheltered an interdisciplinary dimension of these practices, presenting itself as a proposal for the formation of new circus artists. To expand this dialogue, this article aims to reflect on the formation of the circus in Brazil and the pedagogical developments developed by Amercy Marrocos and Delisier Rethy, who worked as teachers in Brazilian circus schools, demonstrating that it was possible to train people born off the canvas. These masters turned upside down many values deposited to the presence of women in the circus universe and built narratives based on female references in the formation and pedagogy of circus knowledge, expanding the influence of circus arts in the Brazilian scene. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio De Mesquita Filho UNE, Artes, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Pontificia Univ Catolica Sao Paulo PUC SP, Comunicacao & Semiot, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Ouro Preto UFOP, Artes Cen Direcao Teatral, Ouro Preto, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio De Mesquita Filho UNE, Artes, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 1 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estado Santa Catarina-udesc | - |
Relação: dc.relation | Urdimento-revista De Estudos Em Artes Cenicas | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circus | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
Título: dc.title | Circus Schools in Brazil and the presence of women in circus training | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: