Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Maiduguri | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira Bueno, Maria Raquel de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira Werneck, Andre de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Danilo Rodrigues Pereira da | - |
Autor(es): dc.creator | Oyeyemi, Adewale Luqman. | - |
Autor(es): dc.creator | Zambrin, Lidyane Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Romulo Araujo | - |
Autor(es): dc.creator | Serassuelo Jr, Helio | - |
Autor(es): dc.creator | Romanzini, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Ronque, Enio Ricardo Vaz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:01:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:01:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2021106IN | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245305 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245305 | - |
Descrição: dc.description | Objective: To analyze the association between the pattern of sedentary time (bouts and breaks) with academic performance, with an emphasis on the mediating role of self-concept. Methods: Participants in the cross-sectional study were 394 adolescents (208 girls), aged 10-14 years, from sixth grade from Londrina, Parana, Brazil. The sedentary time pattern was measured through accelerometry. Definitions: sedentary bouts - uninterrupted periods of sedentary behavior; breaks - non -sedentary period between two sedentary bouts. The self-concept was estimated using the Piers-Harris II Inventory. Academic performance was obtained by school grades. Results: Short sedentary bouts were associated with higher academic performance in boys (1-4 minutes: 13=0.035, p=0.007) and girls (1-4 minutes: 13=0.031, p=0.014; 5-14 minutes: 13=0.054, p=0.001). Long bouts (30 minutes) were associated with lower academic performance in boys (13=-0.023; p=0.011) and girls (13 =-0.032; p<0.001). For girls, total and intellectual self-concept mediated the association between all sedentary pattern and academic performance (bouts 1-4 minutes [total: 39% and intellectual: 42.8%]; bouts 5-14 minutes [total: 21.5% and intellectual: 35.4%]; bouts >= 30 minutes [total: 22.6% and intellectual: 32.3%]; and breaks [total: 38.9% and intellectual: 40.7%]). For boys, the total (56.4%) and intellectual (82.9%) self-concept mediated only the association between bouts of 5-14 minute and academic performance.Conclusions: The pattern of sedentary time is associated with academic performance in adolescents and this association is mediated by self-concept, especially in girls. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Londrina, Londrina, PR, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Sergipe, Sao Cristovao, SE, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Maiduguri, Maiduguri, Borno State, Nigeria | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 9 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Soc Pediatria Sao Paulo | - |
Relação: dc.relation | Revista Paulista De Pediatria | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sedentary behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self concept | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescent | - |
Título: dc.title | Association between patterns of sedentary time and academic performance in adolescents: the mediating role of self-concept | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: