
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Carneiro, Relma Urel Carbone | - |
| Autor(es): dc.creator | Pedroso, Cristina Cinto Araujo | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Denise Cristina da Costa Franca dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:41:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:41:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v17i4.17454 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245303 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245303 | - |
| Descrição: dc.description | The study aimed to analyze the work developed by the specialized teacher in a context of transition of the role of Special Education from a substitutive model to a complementary model. The development of the research followed a qualitative approach of descriptive type. For data collection, we used the focus group technique. The data showed resistance from the participants in accepting the right of the special education student to study in common environments and also that the Special Education performance, in most cases, continues to be substitutive and compensatory, maintaining the exclusion. The data indicated that the history of Special Education as a parallel service is still very deep-rooted in the school environment, being legitimized both by specialized teachers, teachers of common classes and educational managers. In summary, in Brazil we still do not have a school for special needs students that overcomes the weaknesses of the common school and the specialized institution. | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Dept Educ Psychol, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Grad Program Sch Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, Dept Educ Informat & Commun, Ribeirao Preto, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, Sch Philosophy Sci & Languages, Grad Program Educ, Ribeirao Preto, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Dept Educ Psychol, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Grad Program Sch Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 2876-2892 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis | - |
| Relação: dc.relation | Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Special Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Specialized teacher | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Specialized educational attention | - |
| Título: dc.title | SCHOOL INCLUSION FROM THE PERSPECTIVE OF THE SPECIALIZED TEACHER | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: