Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fukuhara, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Troitino, Sonia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:36:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:36:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245.29.124736 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245283 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245283 | - |
Descrição: dc.description | The aim is to discuss the dualism between the concepts of fonds and collection, almost always conceived, respectively, as an organic and artificial assemblage of documents. The discussion inevitably refers to the Principle of Respect des Fonds and/or the Principle of Provenance, depending on the understanding of each author. Through a qualitative approach, the study reviews the archival literature in search of definitions and nuances for the two types of aggregation. Traditional categorization is often found to be problematic, generating doubts about the essential elements that determine the nature of the aggregation of records. Based on Geoffrey Yeo's reflections, an alternative view of the fonds-collection dualism is presented. The concepts of conceptual fonds and physical collection, proposed by Yeo, allow a continuum approach and open perspectives for the treatment of dispersed or mixed fonds, records with multiple provenances and body of records of questionable organic relationship. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 23 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Rio Grande Sul, Fac Biblioteconomia & Comunicacao | - |
Relação: dc.relation | Em Questao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | collection | - |
Palavras-chave: dc.subject | fonds | - |
Palavras-chave: dc.subject | principle of respect des fonds | - |
Palavras-chave: dc.subject | principle of provenance | - |
Título: dc.title | Fonds or collection? a continuous debate in Archival Science | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: