
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá (UEM) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Claudia Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Rosimeiri Darc | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245225 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245225 | - |
| Descrição: dc.description | Digital literature is moved by the engines of contemporary culture. Made on electronic devices and usually read on a digital support, it concerns an interactive reading which interchanges with multiple digital resources. This research aims to verify the reception of eighth grade elementary students, regarding the fruition of the digital literature reading, more specifically of the suspense hyperstory Um Estudo em Vermelho, by Marcelo Spalding. Informed by the studies of Hayles (2009), and its follower Kirchof (2016), one seeks to understand the functioning and contributions of digital literature to teaching. Therefore, the study took place in the form of an action research, whose methodological approach is based on the Reader-response Method, by Bordini and Aguiar (1988). The data were collected through questionnaires applied from the beginning to the end of the workshop, and was analyzed in a qualitative and quantitative way. As a result, the importance of readers' development is reinforced, along with the notion that digital literature, mainly the hyperstory, appeals to students, and transforms reading into an inviting and pleasant activity. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Maringa UEM, Letras, Maringa, PR, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Parana UNESPAR, Campus Apucarana, Apucarana, PR, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Letras, Apucarana, PR, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Parana UNESPAR, Campus Apucarana, Apucarana, PR, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Letras, Apucarana, PR, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 17 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estado Rio Grande Norte | - |
| Relação: dc.relation | Dialogo Das Letras | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hyperstory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reception Method | - |
| Título: dc.title | Hyperstory and digital literature teaching: a methodological approach to Elementary School | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: