Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Eliane Aparecida Galvao Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Bulhoes, Ricardo Magalhaes | - |
Autor(es): dc.creator | Burgo, Vanessa Hagemeyer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:38:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:38:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5902/1679849X70510 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245212 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245212 | - |
Descrição: dc.description | This article aims to present a reflection on the importance of meaning effects (ISER, 1996, 1999) that Marcelo Rubens Paiva's mastery produces in the management of the potentialities of lan-guage in his autobiographical novel Ainda estou aqui (2015). We intend, more specifically, to observe how Paiva (2015), by using hybrid literary discourse, guided by figurative language, by emotions and metaphors, but also by interweaving documents, testimonies, among other textual genres, can bring his narrative closer to readers, encouraging critical reviews of history. Based on the theoretical framework of Aesthetic of Reception (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999), we hypothesize that his work confronts the contemporary reader, ensuring communicability. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 85-94 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Santa Maria | - |
Relação: dc.relation | Literatura E Autoritarismo | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Military dictatorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | memorial novel | - |
Palavras-chave: dc.subject | social function of literature | - |
Título: dc.title | LITERATURE AND MEMORY AS a BEACON TO THE READER: AN ANALYSIS OF AINDA ESTOU AQUI, BY MARCELO RUBENS PAIVA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: