Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Alagoas UFAL | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Adelmo Fernandes de | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, Wanderson Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Orlane Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:15:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:15:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245171 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245171 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this work is to analyze the discursive functioning in statements that are supported by Edgar Morin's contributions to the understanding of studies on Environmental Education (EE) that were carried out in the school environment. The research corpus consisted of clippings from theses and dissertations on EE gathered by the EArte Project. In order toanalyze such materialities, we relied on the french materialist Discourse Analysis by Michel Pecheux and collaborators. As result, we identified that the mechanisms used by the authors range from pre-constructed effects, as well as transverse-discourses, in which the authors mobilized a wide range of themes from the theory of complexity, proving to be a reference that dialogues with EE; as well as lack of referential stability of some expressions. | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Alagoas UFAL, Campus Arapiraca, Maceio, Alagoas, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP Rio Claro, Rio Claro, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP Rio Claro, Rio Claro, Brazil | - |
Formato: dc.format | 206-226 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Federal Univ Rio Grande, Inst Education | - |
Relação: dc.relation | Remea-revista Eletronica Do Mestrado Em Educacao Ambiental | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edgar Morin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse Analysis | - |
Título: dc.title | Theory of Complexity: discursive functioning in academic productions on Environmental Education in school contexts | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: