Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Fed S Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Shimite, Amabriane da Silva Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Koga, Fabiana Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:14:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:14:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.20500/rce.v17i39.49191 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245155 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245155 | - |
Descrição: dc.description | Education and Brazilian society have been experiencing dark moments which put democracy and freedom at risk, being an opportune moment to revisit and reflect on the concepts and meanings that make up the book Pedagogia da Esperanca by Paulo Freire. Through documentary research that analyzes textual configuration, the treatment of the data was on speeches pronounced in different ways like written, oral, images, and gestures that aims to analyze the book understanding as part of an innovative, bold, courageous discourse in which its study raises questions. Can one reaffirm the struggle climbed by the teacher to understand oneself and the student? Is it up to the teacher to lead the student to a critical reflection about emancipation and freedom of thought? Paulo Freire left a legacy in that book possible based on interdiction, liberty, and hope. For changes, a popular passion, lucid leadership, and a historical moment are necessary to make a social revolution. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Mar lia, S o Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed S Carlos, S o Carlos, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Mar lia, S o Paulo, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 213-230 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Fed Rio De Janeiro, Fac Letras | - |
Relação: dc.relation | Revista Contemporanea De Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analysis of textual configuration | - |
Título: dc.title | Analysis of textual configuration: pedagogia da esperanca | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: